terça-feira, 11 de novembro de 2008

UFRJ conseguem multiplicar células-tronco para pesquisas

Pesquisadores da UFRJ conseguem multiplicar células-tronco para pesquisas

A Universidade Federal do Rio de Janeiro testa uma máquina considerada inovadora por cientistas do mundo todo: o equipamento é capaz de dobrar a produção atual de células-tronco no Brasil
As equipes da engenheira química Leda Castilho e do neurocientista Steven Rehen começaram a trabalhar há um ano e meio. O objetivo era adaptar um equipamento que reproduz células-tronco embrionárias humanas. A capacidade utilizado hoje é insuficiente para o desenvolvimento mais rápido de pesquisas.

O novo equipamento é um biorreator ligado a um sistema de computação. No método convencional, as células-tronco se reproduzirem no fundo do equipamento; no equipamento novo, os cientistas da UFRJ adicionaram esferas microscópicas que atraem as células-tronco. A novidade permite que elas tenham mais espaço para se multiplicar.

O resultado é a produção do dobro de células – e pela metade do preço. “Isso requer menos mão-de-obra, menos manipulação. Há menor risco de contaminação do que pelo sistema convencional”, explica Leda Castilho.

No futuro, o paciente que se submeter a um tratamento com células-tronco precisará de milhões delas. Por isso, quanto maior a produção, maior o número de beneficiados.

O equipamento brasileiro está sendo considerado pela comunidade científica internacional como o mais avançado do mundo. Dentro de um ano, pesquisadores de todo o país terão uma quantidade muito maior de células-tronco para as pesquisas, muitas que buscam tratamentos de doenças incuráveis hoje em dia.

sábado, 8 de novembro de 2008

Pessoas que se submeteram a implante de células tronco dizem terem tido melhoras significativas



Cresce a Esperança de milhões de pessoas no Brasil e no mundo, essa é mais uma prova de que a Igreja atrapalhou mais uma vez o desenvolvimento da ciência.
Lembrando a todos que as pesquisas ficaram prejudicadas por três anos por conta da interferência da Igreja aqui no Brasil, que entrou com uma ação de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal tentando proibir as pesquisas com Células-Tronco embrionárias, três anos pode ter significado um grande alongamento do sofrimento de milhões de pessoas.